23 de jan. de 2011



A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm

16 de jan. de 2011

Arte, Cultura e Sociedade


Caros alunos,

A Disciplina Arte Cultura e Sociedade tem como ementa: a compreensão da formação da sociedade brasileira e da arte como expressão da cultura; processos artísticos e culturais historicamente construídos pela sociedade e suas relações com outras culturas. Desenvolvida em uma carga horária de 80 horas.
Você estudará, por exemplo, Oswald de Andrade, no movimento modernista, que estabelece o movimento antropofágico, que pretendeu numa postura de canibal devorar as influências estrangeiras para sedimentar a cultura nacional (você pode aprofundar lendo “Manifesto Antropofágico”)
Uma das intenções desta disciplina é fazê-lo compreender a sociedade brasileira e suas culturas a partir de fusões – devoramentos - de outras culturas, sem que uma se sobreponha à outra, sem o olhar “eurocêntrico” e sim de com alteridade. Compreender e respeitar todas as etnias que deram origem a cultura, a sociedade e a arte enquanto expressão cultural da sociedade brasileira. É a partir desta postura “canibalesca” que a cultura se fortalece, pois a fonte é digerida e se integra à constituição e se apresenta como uma nova cultura, ou seja, a fonte não se traduz como um mero simulacro ou cópia imperfeita, ela – a fonte - passa por um processo de assimilação e se consagra na nossa cultura.