16 de dez. de 2011

CARO ALUNO

Inserida nos desenhos curriculares dos Cursos de Letras, desde a década de 60, ainda hoje é preciso insistir no fato de que existe uma ciência que estuda a linguagem humana, a Linguística.

E por que reafirmar isso é importante? Por várias razões, diríamos. Entre essas o fato da necessidade urgente de uma educação linguística para o profissional da área da linguagem; diferente, portanto, da gramatical, com a qual fomos formados, e que a escola se encarrega de perpetuar, ao legitimá-la como a única possível.

É importante reafirmar isso, também, em especial em um Curso, como o de Letras, formador de profissionais, que, no futuro serão formadores, pois, ao iniciar uma disciplina da área de linguística, é sempre mais um ponto de partida, e um momento para repensar algumas crenças, práticas e posturas à luz das transformações que marcam a área do ensino de línguas na atualidade.

PROFESSORES FORMADORES

POLO ALTAMIRA - PROFª. SHIRLEY OLIVEIRA DA COSTA
POLO BRAGANÇA - WALDINETT NASCIMENTO TORRES PENA
POLO JACUNDÁ - PROF. FÁBIO BRITO CASTRO
POLO CACHOEIRA DO ARARI - LÍGIA CARLA SANTOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS EaD

21 de out. de 2011

VI JORNADA DE LETRAS: CAMINHOS, TRILHOS E TEXTOS


 Já estão abertas as inscrições para a VI Jornada de Letras de Bragança. O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro com a participação de alunos, professores e interessados nas áreas da linguagem. Serão três dias de palestras, comunicações de pesquisa, minicursos, incluindo um Sarau Literário e Lançamentos de livros de docentes da Faculdade de Letras (Bragança-UFPA). Os interessados em participar podem se inscrever para apresentar trabalhos ou apenas para acompanhar o evento.


INSTRUÇÃO DE INSCRIÇÃO

1. Natureza dos trabalhos As atividades, em todos os dias do evento, serão distribuídas em três tipos:
• Mesas redondas plenárias - das quais participarão pesquisadores convidados;
• Minicursos - os quais serão ministrados apenas por professores convidados;
• Painéis - dos quais poderão participar profissionais, pesquisadores e alunos de graduação.
• Comunicações – das quais poderão participar profissionais, pesquisadores e alunos de graduação.

2. Condições de funcionamento dos trabalhos 
• As Sessões de Comunicação: serão coordenadas por Professor (es), Mestres ou Doutor (es). Cada sessão contará com seis trabalhos, com o tempo de 15 minutos para cada ministrante. Os trabalhos propostos serão divididos pela coordenação do evento de acordo com suas afinidades. 
• Painéis: As sessões de painéis terão a duração de 2h. Cada painel disporá de um espaço de 1m2, ficando o autor responsável pelo material necessário.

3. Condições para proposição de trabalhos 
• Painel: poderão apresentar trabalho em painel professores, pesquisadores e alunos de graduação sob orientação de um professor.
• Comunicação: poderão apresentar trabalho em painel professores, pesquisadores e alunos de graduação. Devem indicar na inscrição a sessão temática que desejam participar, quais sejam. 
1 - Linguística, contato de línguas e contato de línguas (Dr. Cristina Caldas, coord.);
2 - Estudos literários e seus desdobramentos, teoria literária (MSc. Francisco Smith, coord.); 
3 - Literatura oral, cultura e literatura, pesquisa etnográfica (Dr. Guilherme Fernandes, coord)

4 - Ensino-aprendizagem de língua estrangeira, língua inglesa, língua estrangeira (MSc. Karina Gaya, coord.).
4. Datas para submissão de propostas II.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Os trabalhos a serem propostos (comunicações ou painés) deverão indicar: 
• Nome
• Instituição de origem 
• Maior titulação 
• Endereço completo, telefone(s) e e-mail. 
• Resumo do trabalho para apresentação: com no mínimo 200 e no máximo 500 palavras, de acordo com a seguinte formatação: 
a) Fonte "Times New Roman", tamanho 11 (exceto o título), espaçamento simples, com 2,0cm na margem superior e na inferior; 2,5cm na margem direita e 1,5 cm à esquerda.
b) Título em negrito na primeira linha da página, centralizado, com letra maiúscula apenas na primeira letra e fonte "Times New Roman" tamanho 12;
c) Nome do autor na segunda linha após o título com a sigla da instituição a que está vinculado entre parênteses, após o nome, tudo alinhado à direita;
d) Texto do resumo na segunda linha após o nome do autor, sem parágrafos, figuras e gráficos. Não colocar referência bibliográfica; se for inevitável, colocar apenas abreviatura bibliográfica (sobrenome do autor, data, nº da página) no corpo do texto.
e) Não esquecer de indicar a sessão temática desejada.

IV. PAGAMENTO E INSCRIÇÃO FORMA DE PARTICIPAÇÃO ALUNOS (COM APRESENTAÇÃO) 15,00
ALUNOS (SEM APRESENTAÇÃO) 10,00
PROFISSIONAIS (COM APRESENTAÇÃO) 20,00 
PROFISSIONAIS (SEM APRESENTAÇÃO) 15,00 

A inscrição pode ser feita da seguinte forma:
1 – sem apresentação de trabalhos: -Das 08 às 12h na Faculdade de Letras -Das 15h às 18 - No posto de inscrição localizado na sala de Literatura Max Martins, no Campus Universitário de Bragança; - Vagas limitadas
2 – Com apresentação de trabalho 
2.1- Deve-se primeiramente fazer o pagamento da taxa de inscrição referente à categoria (comunicação ou painel) 
2.1 – Em seguida os resumos devem ser enviados para o e-mail: falebraufpa@gmail.com juntamente com os dados do inscrito (Nome completo, instituição, título do trabalho, e-mail, sessão temática desejada). Após recebermos o resumo faremos contato de confirmação.
2.2 – O envio do resumo não garante que o trabalho enviado será aprovado, já que todos os resumos passarão por uma avaliação. 2.3 – Aguardar mensagem de confirmação da aprovação do trabalho.  

Maiores Informações: 
E-mail: falebraufpa@gmail.com
http://letrasbraganca.blogspot.com/2011/10/vi-jornada-de-letras-caminhos-trilhos-e.html

7 de mar. de 2011

Vírgula

A campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa):


Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.
Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.


Detalhes Adicionais:
COLOQUE UMA VÍRGULA NA SEGUINTE FRASE:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.


* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

15 de fev. de 2011

Manifestação Popular: Marujada de São Benedito


No Brasil existem vários manifestações populares que são bastante conhecidas e outras que raramente aparece na mídia. Mas nos últimos anos com o avanço da informática e da internet se pode constatar o reconhecimento e valorização das festas culturais pelos municípios paraenses e por todo Brasil.
A Festa de São Benedito no município de Bragança-PA figura-se entre as manifestações folclóricas mais ricas da Amazônia. Envolvendo aspecto sagrado e profano. A festividade em homenagem ao santo padroeiro extrapola o significado religioso, caracterizando dessa forma, com um conjunto complexo de rituais que marca a identidade do povo bragantino.
Para reforçar a sua importância social, surgem diversas manifestações, em destaque a Marujada de São Benedito que através da sanção da Lei n. 7.330/09, é declarada patrimônio cultural e artístico do Pará.

23 de jan. de 2011



A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm

16 de jan. de 2011

Arte, Cultura e Sociedade


Caros alunos,

A Disciplina Arte Cultura e Sociedade tem como ementa: a compreensão da formação da sociedade brasileira e da arte como expressão da cultura; processos artísticos e culturais historicamente construídos pela sociedade e suas relações com outras culturas. Desenvolvida em uma carga horária de 80 horas.
Você estudará, por exemplo, Oswald de Andrade, no movimento modernista, que estabelece o movimento antropofágico, que pretendeu numa postura de canibal devorar as influências estrangeiras para sedimentar a cultura nacional (você pode aprofundar lendo “Manifesto Antropofágico”)
Uma das intenções desta disciplina é fazê-lo compreender a sociedade brasileira e suas culturas a partir de fusões – devoramentos - de outras culturas, sem que uma se sobreponha à outra, sem o olhar “eurocêntrico” e sim de com alteridade. Compreender e respeitar todas as etnias que deram origem a cultura, a sociedade e a arte enquanto expressão cultural da sociedade brasileira. É a partir desta postura “canibalesca” que a cultura se fortalece, pois a fonte é digerida e se integra à constituição e se apresenta como uma nova cultura, ou seja, a fonte não se traduz como um mero simulacro ou cópia imperfeita, ela – a fonte - passa por um processo de assimilação e se consagra na nossa cultura.